20 de ago. de 2012

Christopher Tolkien – Entrevista ao Le Monde



O site da Toca-CE traduziu uma entrevista concedida ao Le Monte por Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien e responsável por nos trazer as obras inacabadas do autor após sua morte. Sempre recluso, ele concedeu a entrevista ao jornal francês que gerou o inusitado artigo “Tolkien, l’anneau de la discorde” (Tolkien, o anel da discórdia).
Quem quiser ler a entrevista traduzida, é só clicar aqui.

The making of Pride and Prejudice (1995) (Sue Birtwistle & Susie Conklin)


Título: The making of Pride and Prejudice (1995)
Autoras: Sue Birtwistle e Susie Conklin
Editora Penguin, 128 p.

O livro do making of da série de sucesso Orgulho e Preconceito, de 1995. Com várias fotografias, este livro fala como tudo começou, de onde surgiu a idéia para a série, trazendo relatos de produtores e atores, mostrando os cenários, objetos, efeitos visuais e outros aspectos como a maquiagem, o figurino (a melhor parte) e os penteados. O livro também fala de alguns aspectos culturais encontrados na obra e como foram adaptados para o cinema, como a questão da dança e da música, com uma entrevista com o compositor da trilha sonora da série. O livro traz também uma entrevista interessante com Colin Firth, onde o aclamando ator fala sobre Austen e seu personagem, o intrigante Mr. Darcy, além de um relato da pós-produção. 

O livro é bem interessante. Adoro ler (nesse caso) e ver os making ofs dos filmes e séries porque se pode descobrir fatos e curiosidades que antes não se fazia a menor idéia. E a entrevista com Colin Firth também é demais. Logo ele, tido por muitas como o melhor Mr. Darcy que a telona já produziu. Para austenianas curiosas e colecionadoras, esse livro é bastante recomendado.

13 de ago. de 2012

A gateway to Sindarin (David Salo)


Título: A gateway to Sindarin: a grammar of an elvish language from J.R.R. Tolkien’s Lord of the Rings
Autor: David Salo
Editora: University of Utah, 550 p.

Este livro apresenta a história do Sindarin, um dos idiomas inventados por Tolkien. O livro mostra detalhadamente a origem do idioma e quais povos élficos o falava, mostrando em forma de árvore genealógica a posição idioma junto as outras linguagens criadas por Tolkien. O autor também mostra os sons do Sindarin, as divisões silábicas e outras regras gramaticais, até chegar ao primeiro sistema alfabético criado para se escrever no idioma. O leitor é apresentado a fonologia histórica do Sindarin e aprende sobre os nomes, verbos e adjetivos. Com um vocabulário, um glossário de termos e uma bibliográfica sobre trabalhos e estudos sobre o Sindarin, este livro é um guia completo para o estudo da língua.

Para aqueles interessados em aprender mais sobre os idiomas inventados por Tolkien, suas origens e regras gramaticais, o livro de David Salo é uma excelente indicação. O autor é detalhista, principalmente no que diz respeito ao relato histórico da língua. Muito indicado.

De fã para fã (2) – Jane Austen Revisited


Novamente, as meninas do blog Jane Austen Portugal apresentam um projeto das fãs portuguesas. Elas disponibilizaram para download um ebook com uma fanfic onde os vários personagens de Jane Austen se misturam em uma história só. Vale muito a pena dar uma conferida. Para fazer o download, só clicando aqui.

7 de ago. de 2012

Explicando Tolkien (Ronald Kyrmse)


Título: Explicando Tolkien
Autor: Ronald Kyrmse
Editora Martins Fontes, 180 p.

Neste livro, Ronald Kyrmse aborda cada aspecto do mundo imaginado por Tolkien: suas eras, suas línguas e escritas, a geografia, a fauna e a flora, dentre outros aspectos. Ele também analisa a questão do mito presente na obra, mas a parte mais interessante é seu relato sobre como havia se tornado fã de Tolkien, abordando a questão dos críticos contra e a favor da obra e do papel que esta desempenha até hoje dentro do mundo literário. Em seu último capítulo, Ronald Kyrmse analisa a atualidade do mito criado por Tolkien.  

Mais um dos livros que figuram na minha biblioteca pessoal sobre Tolkien e sua obra. Adorei a leitura por vários motivos. O principal deles é que o livro foi escrito por um fã e, como ele mesmo afirma ser, por um entusiasta, para outros fãs. A narrativa é leve, o que facilita na compreensão do objetivo do livro, que é demonstrar o efeito que o mundo secundário tolkeniano tem sobre nossas próprias emoções. Mais um livro bastante recomendado.

Revista Jane Austen Portugal – Edição 14


Saiu a nova edição da Revista Jane Austen Portugal, de Maio-Junho de 2012. O tema é Os lugares de Emma. Para fazer o download é só clicar aqui.